A madeira laminada cruzada (CLT) foi apelidada de concreto do futuro. Com uma forma altamente resiliente de madeira engenheirada feita pela colagem de camadas de madeira maciça serrada, a CLT está reformulando como entendemos a arquitetura e o design hoje. Por ser um material com alto grau de flexibilidade, o CLT tem que sofrer grandes deformações para quebrar e colapsar, diferentemente do concreto. Por sua vez, é um material escolhido por seu calor e propriedades naturais.
Desenvolvida pela primeira vez na Europa no início dos anos 90, a CLT só foi introduzida no Código Internacional de Construção em 2015. A ICC anunciou a aprovação de 14 mudanças no código como parte do Código Internacional de Construção (IBC) de 202, permitindo estruturas de madeira em massa até 18 pavimentos. Estas mudanças incluem a introdução de três novos tipos de construção — IV-A, IV-B e IV-C. Neste contexto, a madeira pesada é serrada ou laminada com cola estrutural e é associada à construção tipo IV.
A madeira laminada é o resultado da união de ripas para formar uma única unidade estrutural. Com a CLT, o empilhamento das tábuas em camadas perpendiculares permite a fabricação de placas ou superfícies — paredes, que podem atingir dimensões muito grandes. O aumento da construção em madeira maciça e pré-fabricada, e as recentes mudanças nos códigos de construção para permitir edificações de madeira mais altas, não só deve poupar dinheiro aos construtores, mas também contribuir para o novo crescimento econômico e geração de empregos. Os projetos a seguir exploram o uso de madeira laminada cruzada através de uma série de projetos construídos nos últimos seis anos.
Freemen’s School Swimming Pool / Hawkins\Brown
O projeto dos arquitetos Hawkins\Brown propôs uma piscina de competição de 25 m e seis raias, com vestiários e um espaço multiúso para ensino e eventos. A nova piscina utiliza métodos de construção de madeira de última geração e de fabricação fora do local para criar um edifício sustentável que se encaixe suavemente dentro de seu contexto. O volume substitui o edifício original da piscina da escola, destruído por um incêndio em 2014. Além de transferir a edificação do lado oeste para o lado leste do campus, ao lado das instalações esportivas existentes.
Bellevue First Congregational Church / atelierjones
O desafio era converter um típico escritório corporativo em um espaço capaz de criar admiração. Para isso, os arquitetos tinham que dar vida à caixa bege existente, quebrando-a e permitindo a entrada de luz difusa do noroeste. Historicamente, a luz desempenha um papel significativo na marcação de um espaço transcendental, e este projeto capta a riqueza da luz indireta, refletida das superfícies naturais. Para a nova Igreja Bellevue First Congregational, o novo santuário em ascensão é preenchido com esta luz indireta, que muda sutilmente ao longo do dia e das estações do ano.
The Financial Park Offices / Helen & Hard + SAAHA
Como uma das principais instituições financeiras da Escandinávia e um dos maiores bancos do país, o SpareBank passará a usufruir de uma localização privilegiada em meio ao novo parque financeiro e cultural do centro de Stavanger. A nova sede do SpareBank desafia as tradicionais normativas de uma instituição financeira, questionando a noção de uma entidade forte e robusta, ao mesmo tempo, em que abre caminho para o uso de madeira estrutural. A construção possui 13.200 m² com sete pavimentos em madeira.
Centro Comunitário / NORD Architects
Um pequeno centro comunitário construído em CLT (madeira laminada cruzada), renova a paisagem urbana local e convida as pessoas para atividades culturais. O novo centro paroquial em um subúrbio de Copenhague, é um gesto moderno de sustentabilidade — uma identidade gentil que conecta as pessoas. O Centro Paroquial configura um novo espaço de encontro para Brønshøj e cria uma nova conexão entre a praça da cidade e a igreja, anteriormente bloqueada. A igreja e centro comunitário moderno pretendem abrir-se para a comunidade, num ambiente claro, honesto e acolhedor, integrado ao contexto urbano local e as cenas do cotidiano de Brønshøj.
Casa CLT / FMD Architects
A Casa CLT é uma ponte entre o pensar arquitetônico e os métodos construtivos sustentáveis. O projeto da casa abrange a reconfiguração de um edifício existente como a base de um novo pavimento, expandindo assim os jardins pré-existentes e reorganizando a casa desta família multi geracional. A qualidade rítmica do desenho do telhado se soma à nova estrutura tanto racional quanto liricamente.